Sexta-feira, 22 de Maio de 2009

 A revolução científica dos séculos XVII e XVIII

            Desde o Renascimento, a Europa assistia a importância progressos na ciência, sobretudo na matemática, na física, na química e na astronomia.

            As muitas descobertas e inovações realizadas nos séculos XVII e XVIII levaram a uma verdadeira revolução científica, a qual se deveu sobretudo a uma grande mudança na forma de pensar: os conhecimentos só eram considerados correctos depois de serem confirmados pela razão e pela experiência. Esta mentalidade levou ao desenvolvimento do racionalismo e do método experimental e, portanto, ao nascimento da ciência moderna.

            Foram descobertas leis sobre o funcionamento do corpo humano, da Natureza e do Universo. Na medicina, salienta-se a descoberta da circulação do sangue por Harvey. Na física e na química, destacaram-se Torricelli, Pascal e Boyle, e na astronomia, Copérnico, Galileu, Halley, Kepler e Newton, que revolucionaram o conhecimento sobre as leis que regem o Sistema Solar.

            Os progressos na matemática, desenvolvimento por Descartes (métodos da dúvida metódica) e Leibniz, possibilidade avanços em diversas áreas da ciência.

            Os progressos científicos favoreceram o desenvolvimento tecnológico. Foram criados novos instrumentos científicos, como o termómetro, o telescópio e o microscópio, o barómetro, a calculadora mecânica e o relógio de pêndulo.

 

 A divulgação do saber científico: as academias

            Os avanços científicos e técnicos, verificados ao longo dos séculos XVII e XVIII, precisavam de ser divulgados e discutidos entre os cientistas e artistas. Para além da publicação em jornais e livros, os cientistas, artistas e escritores criaram outra forma de divulgação – as academias. Estas eram sociedades científicas onde se partilhavam ideias, conhecimentos e experiências.

            As academias tornaram-se focos de cultura e de progresso.



publicado por historia8d às 09:44 | link do post | comentar | favorito

História
Maio 2009
Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab

1
2

3
4
5
6
7
8
9

10
11
12
13
15
16

17
18
19
20
21
23

24
25
26
27
28
29
30

31


posts recentes

" A revolução cientifica ...

"A promoção da burguesia"...

"A arte barroca"; "A arqu...

"Mercantilismo em Portuga...

"Império Inglês"; "Comérc...

"Império colonial Holandê...

"Causas da crise do impér...

"Concilio de tento";"Refo...

...

...

arquivos

Maio 2009

Março 2009

Fevereiro 2009

Janeiro 2009

Dezembro 2008

blogs SAPO
subscrever feeds